quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O valor dos sentimentos

            Final de ano me leva a pensar na vida de forma mais analítica. Conversando com amigas sobre o que é mais importante para ser feliz e viver bem pensamos em muitas coisas, mas para mim, embora eu já tenha escutado algumas pessoas falarem "que importam os sentimentos!?", não vejo nada mais precioso que sentimentos. Podemos pensar livremente e até mesmo rirmos dos nossos pensamentos, mas dos sentimentos...complicado, nem sempre dominamos totalmente, sentir é formar laços, linhas invisíveis que vão se cruzando umas com as outras pelo mundo inteiro. Imagino quantos nós vão se formando e que só com diálogos eles podem ser desatados. Sentir é quase involuntário, até nem parece "algo inteligente" mas tudo tão irracional pois afinal é preciso pensar, pensar, pensar e isto significa não sentir muito. Será? Tenho sentimentos fortes de abalar as estruturas, e sendo assim aprendi que antes de querer entender tudo seja sobre o que for tenho que entender melhor e mais a mim mesma. Ah! mas isso vai acontecendo naturalmente, não é? Mas algo me faz parar quando quero escrever sobre fatos da vida, acontecimentos culturais, políticos, sociais, enfim me parece tudo sem importância aqui nas minhas páginas. Por certo navegar é preciso... mas se estiverem passando por aqui descansem um pouco de notícias e sintam apenas. Sentimento ilumina, cega, acalma, enfurece, esgota, anima, desanima, faz feliz e sofrer também e nem sempre pode ser uma escolha. Uma vez discutindo com um irmão eu mais chorei por ter que discutir com um irmão do que pelo fato em si. As lágrimas transbordam quando não há palavras nem outras formas para se expressar, as vezes surgem agressões lamentavelmente e tudo pela força dos sentimentos, também acontecem abraços e beijos...uniões e desuniões, somos movidos pelos sentimentos por mais  que o raciocínio se imponha. O coração o que é? "Beijo no coração" esta expressão me soa estranho, também "do fundo da minha alma", tantas formas de se expressar para declarar um sentimento profundo, mas olha eu não sou de muitas declarações, porém quando digo "do fundo da minha alma" é porque é mesmo, mesmo, mesmo, da minha alma, um sentimento tão grande e forte que nem cabe no coração. Porque estou falando de sentimentos? Parece que nada é dito. Pois bem, estou sentimental. Sinto pelos problemas dos outros. Um sonho que tive me fez escrever estas palavras. Um sonho onde alguém que já partiu deste mundo me entregava uma carta para que eu entregasse para um outro alguém que aqui está...então eu li o começo da carta e vendo para quem eu devia entregar, um sentimento de indiferença foi me cegando, um sentimento ruim devo dizer...porque devo me importar com quem não se importou comigo? Um sonho é simbólico, no entanto a mesma pessoa retornou ao meu sonho um tempo depois perguntando se eu havia entregado o recado, acreditem, bem assim, então respondi que não e ainda me expliquei, a pessoa retornou para o mundo além, triste, mas não muito, entendeu. Conclusão: sentimentos estão além da vida, não temos certeza de nada, mas sei o que senti, sei o valor dos sentimentos. E assim vamos colhendo os frutos. Que fazer? AMAR é a melhor solução para tudo, o amor incondicional, verdadeiro e puro é o bem mais precioso da face da terra. A maior conquista em nós, por nós mesmos, pelos outros e para os outros. Se um dia alguém mandar um recado lá do céu que eu possa entregar...mas não podemos se os laços não forem de paz. Mensagens de sonho, nem sempre são simples sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...