segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Poder Judiciário e a gestão ambiental

      O último tema das palestras no treinamento de integração dos estagiários do Poder Judiciário foi "o Tribunal de Justiça e a Nova Lei de Resíduos Sólidos". Quem palestrou foi a Dra. Patrícia Antunes Laydner (juiza em Sapiranga), coordenadora do ECOJUS - Sistema de Educação Ambiental e de Responsabilidade Social do TJ/RS e SGA-JUS - Sistema de Gestão Ambiental do TJ/RS. 
       Já faz um bom tempo que este assunto vem chamando a minha atenção, o ECOJUS, tanto que foi por isto que parei para assistir a entrevista na TV, da qual falei anteriormente. Agora conheci pessoalmente a Dra. Patrícia que veio palestrar para os estagiários trazendo este assunto tão importante para a nossa conscientização quanto aos problemas que causamos para a natureza.  Um vídeo sobre "Impacto Ambiental" me causou preocupação. O que posso fazer? Primeiro preciso, todos nós precisamos entender melhor os procedimentos a serem adotados. A lei 12.305 de 2 de agosto de 2010, institui a política nacional de resíduos sólidos. Simplificando devemos aprender a separar o lixo orgânico do lixo seco, no mínimo.        Dentro do ambiente de trabalho podemos evitar o uso de copos descartáveis, reduzir o número de papeis e separar os que não vamos mais aproveitar em caixas  para reciclagem. Todos os dias tento ser melhor, tento fazer a coisa certa, mas o mau costume é um caso sério. O problema não é só uma pessoa tentar ser melhor, mas um grupo todo colaborar, pensar no assunto, ajudar uns aos outros, e a natureza agradece. No final das palestras fui até o oitavo andar do Tribunal de Justiça onde está localizada a sala do ECOJUS e peguei alguns cartazes não só para distribuir como para meu próprio entendimento.
Lixo Reciclável:
Latas, isopor, vidros, embalagens longa-vida, copos, bandejas e pratos plásticos.
Lixo Orgânico:
Restos de alimentos, saquinhos de chá, cascas de frutas e verduras, madeiras e tecidos, erva-mate e plantas mortas, papel-carbono, lenços de papel, guardanapos usados e papel engordurado.
Tentar ser melhor já é um começo.
"Lixo é matéria-prima"
E assim foi concluído mais um grupo de treinamento de estagiários. Mesmo sendo "nuvem passageira" quero levar e deixar "boas lembranças" do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul.
Foi tudo muito bom no treinamento!
  Obrigada a todos!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...