domingo, 18 de setembro de 2011

Férias e fim.

Chegando ao final do meu contrato de estágio com a Procuradoria Geral do Município, dentro da Oitava Vara da Fazenda Pública - foro central. Completando o final do estágio com alguns dias de férias que faltaram.

Posso dizer que aqui (foto) aprendi muito. No estágio aprendemos não somente a realização das tarefas mas também a importância do trabalho em equipe. Para estudantes de Direito em especial, trabalhar dentro de um cartório é ir se acostumando com a linguagem jurídica, com o manuseio dos processos. Embora dentro do serviço público não seja tão necessário para o estudante acompanhar os prazos, na leitura vamos perceber que é de fundamental importância observar as datas. Organização é TUDO, ainda mais com milhares de processos em volta. Foram dois anos de especial convivência com servidores e outros estagiários. A primeira vista, tem quem diga que dá vontade de sair correndo, mas eu tive vontade de ter todos os processos nas mãos e ler um por um, loucura não é? Mas a seu tempo todos devem ser lidos mesmo, conforme o interesse das partes, os prazos, despachos, sentenças, audiências, enfim. Foi bastante trabalho todo dia, mas também muitas comemorações, fotos que tirei, muitas emoções. Quem não lembra Roberto Carlos "são tantas emoções". Pois é, acabou. Mas a vida continua e eu continuo estagiando no foro, mas é outra história, agora quero continuar falando da 8ª Vara da Fazenda Pública, cartório onde fiquei e conheci pessoas incríveis. Neste cartório estão os processos da Prefeitura, DMAE, DMLU, dívidas com impostos e taxas, especificamente. O cartório é organizado por "ilhas". Cada ilha tem sua especialidade. Permaneci a maioria do tempo na ilha das execuções fiscais, dos mandados de cobrança da dívida ativa. A seguir vou postar algumas fotos e aos poucos farei alguns comentários. E, mais tarde, vou escrever sobre teoria e prática tentando transmitir a minha experiência até então desde que voltei a estudar para reaprender a trabalhar, pois tudo muda e precisamos de atualização. Agradeço aos servidores do cartório que tanto me ensinaram, pela atenção, carinho, também pelos conflitos, pois é assim que nos fortalecemos para as batalhas deste mundo, todos precisamos da colaboração e compreensão uns dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...