domingo, 29 de janeiro de 2012

Fórum social temático

Assisti uma reportagem na TV sobre o fórum social temático, um pouco, pois no momento estou procurando formas mais rápidas e práticas para contribuir com o bem-estar social e também com o meu bem-estar, pois acredito que a mudança começa em nós. Se eu sair pelas ruas fazendo propaganda negativa do meu País aos turistas estrangeiros não estarei contribuindo para o sucesso. A imagem do  Brasil, do Estado pode ser ruim (nem tanto) devido a má administração pública, devido a "pouca vergonha" de nossos políticos (alguns), mas não é por isto que vamos sair por aí falando que o Brasil não presta. Tenho visto os movimentos sociais, as greves, leio todas as faixas que encontro pelo caminho. Penso nos assuntos e no que EU posso fazer.  No Fórum social temático que está acontecendo aqui em Porto Alegre e região metropolitana os debates acontecem em torno do tema: crise capitalista, justiça social e ambiental. Falar em desenvolvimento social, sustentabilidade, aquecimento global, alternativas para reduzir desigualdades, etc e tal é muito bom, mas isto vem acontecendo há anos, e pouco caso se faz, pelo que podemos ver. Existe um esbanjamento no uso da água, poluição nas praias, nos mares, nos rios, destruição das árvores, cresce o número de carros nas ruas a cada ano que passa. Estou lembrando de algumas coisas apenas, mas são tantas se começarmos a enumerar. O aquecimento global é uma resposta da natureza. Dizia um entrevistado na TV que é possível a extinção da população com a crise climática, "ou muda a estrutura da sociedade ou vai morrer todo mundo". É preciso uma mudança na matriz energética, energia limpa, sol, vento. Escutei da TV (entrevista) comentário sobre os estudos de um cientista que falava: "Ao puxar da folha de uma árvore na China se provoca um terremoto no Brasil". Com esta constatação científica podemos perceber que o comportamento do ser humano em qualquer parte do mundo se reflete por todos os cantos do planeta, lembro das cinzas do vulcão do Chile. Estes encontros de líderes mundias não devem existir como "aventuras", viagens para conhecer lugares diferentes, devem sim ser levados BEM A SÉRIO passando informações e esclarecimentos para o maior número possível de pessoas, mas parece muitas vezes que embora com título de "mundial" são poucos os que  realmente se envolvem com seriedade. Amo a natureza, o Brasil, o mundo. Mas o que é o mundo sem as pessoas? Amo a Deus acima de todas as coisas e as pessoas acima de qualquer coisa no mundo. Vamos cuidar de nós e colaborar uns com os outros, com a natureza. ESTUDANDO para melhorarmos em todos os aspectos do jeito que der. Ainda tenho tanto para aprender...e com o que já sei quero contribuir para o bem MUNDIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...