quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O laudo (foro)

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) vai substituir rolo compressor de máquina compactadora de solo que está sendo usada na duplicação de uma avenida perto do foro central. A máquina teria sido a causadora do tremor que aconteceu no prédio do foro dia 13 de dezembro. "Laudo preliminar realizado pela empresa Pró Calculo afastou qualquer tipo de abalo estrutural na construção"(www.tjrs.jus.br).
No dia 14/12 aconteceu no horário da manhã um boato, então telefonei e fui informada de que nada aconteceu de tremor, pois trabalho no horário da tarde. Trabalhei normalmente, tudo tranquilo. 
A imaginação faz com que as pessoas se assustem. Eu ficava olhando do lado de fora...e céééus! O que seria um prédio daqueles desabando!? Que Deus nos proteja! Mas como é de costume dizer "há males que vem pra bem". A "evolução urbana" está chegando ao ponto de esquecer a força da natureza, bem maior que a das máquinas. Um dia eu olhava da janela do cartório e via homens trabalhando numa  máquina enorme, pareciam formiguinhas perto e dentro dela. Quantidades de terra eram tiradas do solo com uma "mão de ferro"  e levadas para cima da máquina, ficando um buraco enorme na beira da estrada, fundo, largo. Não estariam com isto movendo as águas silenciosas do rio Guaíba que dormem debaixo do prédio do foro central? "Mexe com quem tá queto", será que a natureza sente dor? A minha imaginação é muito fértil. Acredito na boa estrutura do prédio do foro central, mas me preocupo, independente de estar ou não lá dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...