domingo, 14 de agosto de 2011

No dia dos pais

Quando o Fábio fez um aninho era dia dos pais. Agora penso na figura do pai em nossas vidas. PAI é uma palavra forte. Muito bom ter um pai. O meu pai morreu quando eu tinha nove anos. Sempre senti falta dele. Um grito ficou guardado dentro de mim. Meu pai se importava com cada um dos 11 filhos, todos eram importantes, filhos que ele amava e educava do jeito dele, da melhor forma possível, sem nunca deixar faltar nada. Meu pai reunia todos na hora das refeições numa mesa bem grande. E todos tinham que ser bem comportados, e ai que não fossem. Ele era sorridente, artista nos momentos de folga, sempre tocando violão, declamando versos e cantando, em casa, não era artista para o mundo. Eu acompanhava, decorava todos os versos e cantava junto, assistia os jogos de futebol no rádio junto com ele e também escutava sobre política sempre querendo saber quem eram os políticos e ele me falava e me contava histórias sobre Getúlio Vargas, Luis Carlos Prestes, Arena e MDB. Era do MDB. Um dia ele me perguntou o que eu queria ser quando crescesse. Então respondi que queria ser artista. E o que é ser artista para ti? Perguntou-me, então respondi que era quem faz arte ora. Mas tu já faz muita arte, respondeu ele, tu já é arteira, pensa em outra coisa. Então respondi que queria ser juiz. Juiz? Tu queres ser juiz de futebooool! Não! Quero ser juiz que julga.. Quando eu disse isto, lembro bem da cara esquisita que ele fez, dizendo que eu nunca ia ser juiz, mulher não pode ser juiz, só JUIZA, Mas tu nem sabe o que é julgar, falou. Eu sei sim, respondi. .Então meu pai perguntou com uma testa franzida, o que era julgar, para mim? Eu pensava que existiam pessoas boas e pessoas ruins, se eu fosse juíza mandaria os bons para o céu e os ruins para o inferno e até que eu decidisse ficariam todos no purgatório. Ele olhou sério para mim e disse: Tem sentido, tem sentido, dependendo da decisão de um juiz a vida da pessoa pode se tornar um paraíso(o céu) ou um inferno, é, é. Lembro do meu pai, das coisas que ele me ensinou, das alegrias que proporcionou, dos cuidados, do apoio, da saudade que ele deixou. Meu querido, meu velho, meu amigo. AMADO PAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...