domingo, 5 de junho de 2011

Mostra Interativa Nem Tão Doce Lar

Período: (18 de maio à 3 de junho, das 9h à 21h15) Mais um tempo para visita até sexta-feira (10).
"Através da representação de um ambiente doméstico, onde tudo está em ordem aparente, são identificados indícios e provas de violência familiar. Desta forma, se busca denunciar que a violência pode acontecer em qualquer lar e que ninguém está isento."

O tema "violência" é bem desagradável. Mas quando passei pela "casa montada" no salão do prédio 06 da Ulbra/Canoas, depois da aula de inglês, no sábado, não foi só por curiosidade que parei, mas para ver e refletir sobre o assunto.
A Mostra Interativa Nem Tão Doce Lar é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários: "Salientamos a importância de tal evento na formação de cidadãos comprometidos com a realidade que os cerca, tendo como perspectiva a intervenção e a transformação social."
Uma casa  sem janela, disse Simone Imperadone, gerente de projetos da pró-reitoria de extensão, significando a situação de refén vivida por muitas mulheres.
É um assunto complicado e delicado, já nem penso em situações de marido e mulher, mas "num todo".
Vivemos numa sociedade machista onde meninos são educados para lutar, falava Simone mostrando brinquedos espalhados em cima de uma mesinha de sala onde apareciam soldados, armas, carros, e meninas
para serem submissas, ficando em casa brincando de casinha, de boneca, bem quetinhas, também haviam brinquedos demonstrando. Desta forma, para as mulheres as coisas vão sendo mais difíceis por natureza, "quanto preconceito". Até vi na lembrança, alguns episódios da minha vida.
No dia 07 de agosto de 2006 foi sancionada no Brasil a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, um instrumento para proteger as mulheres contra a violência. Cá entre nós, é simples assim? Denunciar e mandar prender? Violência doméstica envolve familiares, crianças, idosos, CÉUS O QUE FAZER? Nem vou divulgar meios de ajuda neste momento em que escrevo e me sensibilizo, como talvez devesse, mas vejo tudo como "questão de educação, consideração, saúde,emprego, respeito...". Agora, desculpe mas eu vou chorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...