domingo, 2 de janeiro de 2011

A posse da Presidenta

Dia 01 de janeiro de 2011, data marcante na história do Nosso País. O dia que começa o mandato de um novo governo  Federal. Assisti pela televisão a solenidade de posse da Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff. Assití a partir do momento que estavam quase chegando ao Congresso Nacional.
Vi que chovia e que devido a este fato houve uma mudança de planos na hora da chegada, pois não dava para subir a rampa que estava molhada e escorregadia. No plenário da Câmara dos Deputados, dentro do Congresso Nacional o presidente do Senado José Sarney presidiu a mesa diretora. Falou Sarney ao povo que a eleita presidente faria o juramento. E Dilma prometeu "manter e defender a Constituição e observar as Leis", assim mais adiante "pelos poderes que lhe são outorgados pela Constituição" tomou posse, juntamente com seu vice-presidente Michel Temer.  Eram três horas da tarde quando vi  Dilma assinar o termo de compromisso. Logo começou o discurso. Depois dos cumprimentos aos senhores e senhoras, disse "Meus queridos brasileiros e brasileiras". Dilma fez um breve comentário a respeito da faixa presidencial dizendo "a suavidade da seda verde e amarela", mulher tem que pensar em seda, será que entendi direito? Disse Dilma que uma mulher dirigindo o destino do País abre portas para outras. Fez homenagens a Lula e a José  Alencar. Lembro de algumas frases do discurso: "Venho para consolidar a obra transformadora do presidente Lula", "vivemos num dos melhores momentos da vida nacional", "é preciso mudanças na Legislação para fazer avançar nossa jovem democracia, para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento", "é preciso um conjunto de medidas que modifiquem o sistema tributário", "expressiva mobilidade social para o combate a pobreza', "é com crescimento que venceremos as desigualdades", "é preciso melhorar os aeroportos para as próximas olimpíadas, e isto é pra já". Falou sobre educação, saúde, segurança, cultura. Num determinado momento Dilma falou quase chorando, bem emocionada : "A partir deste momento sou a presidente de todos os brasileiros". Concluiu o discurso com a frase: QUE TENHAMOS PAZ NO MUNDO. Depois saiu acompanhada do vice e de Sarney lado a lado, indo ao encontro de Lula no Palácio do Planalto para receber a faixa de seda verde e amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...