domingo, 14 de novembro de 2010

El arte de la guerra

Parece o nome do livro "a arte da guerra", mas trata-se do assunto de uma exposição. O título completo é Cabichuí - El Arte de La Guerra del Paraguay, uma revista que ganhei na Feira do Livro (porto&virgula 34 -
encarte). Transcrevo aqui o início da minha leitura para que mais pessoas possam saber e oportunamente
ver: "Ao conhecer em Assunção a exposição Cabichui...percebi que mesmo antes de podermos promover intercânbios com artistas contemporâneos deste país, era preciso trazer para Porto Alegr esta mostra, que o texto dos manuais didáticos dos bancos escolares não contam."
Só a apresentação é em português, demais em espanhol. É um acervo de gravuras sobre a Tríplice Aliança. Ainda estou lendo, gosto até de ler espanhol em voz alta, mesmo não entendendo algumas coisas, mas não é difícil deduzir, eis um trecho: "El 1º de Mayo de 1865 se firma el Tratado de la Triple Alianza entre el Brasil, la Argentina y el Uruguai en contra del Paraguay. Durante los siguientes cinco años se desarrolla la guerra más desigual y dramática de la historia americana: la guerra del Paraguay, como se la llama em América del Sur..."
As gravuras feitas por artistas gráficos contemporâneos expressam muito bem o que foi a guerra.
O final: "Traer a clación las imágenes de una guerra entablada entre los países que hoy integran el Mercosur no busca remover las llagas de la memoria: quiere nombrar el itinerário oscuro de un proyecto que necessita ajustar el fondo oscuro de su propia historia para assumir ele peso de las utopias nuevas.
Esta leitura me faz pensar na globalização, nos problemas mundiais e no perigo de guerra.
Gosto de teatro, história e política, então comprei livros sobre estes assuntos e vou registrar aqui no blog passagens de minhas leituras, que falam sobre a cidade de Porto Alegre, o teatro no RS, e a política no Brasil e no mundo, ainda vou pesquisar livros sobre leis. E, depois eu volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...