domingo, 14 de novembro de 2010

Um porto muito bonito

A primeira redação que precisei escrever no colégio tinha o título de "a cidade" sugerido pela professora que orientou os alunos dizendo "não pode escrever simplesmente dizendo que a cidade é bonita, tem que descrever o que existe nela, como por exemplo: escolas, hospitais, praças e ainda comentar sobre a importância de todas estas coisas para as pessoas. Foi assim que comecei a observar tudo que tem e o que está faltando numa cidade, isto já faz tempo. Mas foi lendo sobre Porto Alegre que recordei e procurei saber o que tem nesta cidade bonita, comecei minha pesquisa para saber porque "alegre", isto é, a origem do nome, mas assim, um estudo calmo, sem pressa de ser feliz. Encontrei no livro "Jogando Conversa na História" um comentário. O livro é escrito em forma de diálogos e é respondendo a uma pergunta que o professor Riopardense de Macedo (personagem real) comenta que antes o nome de Porto Alegre foi Porto dos Casais porque tinha um porto muito bonito, navios com velas coloridas o que a torna realmente, um porto alegre, que no fim cedeu esse nome ao lugar. A origem do nome é popular porque muita gente assim a chamava..."
Neste mesmo livro encontrei personagens reais das artes cênicas, entre eles a nossa querida Carmen Silva
que agora vive no céu. Fui aluna da Carmen Silva num curso de teatro. Era de se admirar a força, o entusiasmo e a persistência dela que trabalhou muito e em todos os veículos, rádio, televisão, cinema, teatro, e achei demais interessante o que ela diz num dos diálogos do livro: "Agora o meu sonho é que aqui tivesse várias produtoras. Que os artistas daqui tivessem mais trabalho. Não sei se vocês vão gostar do que vou dizer, mas eu fui lá no sindicato outro dia, eu estava lá, mas eles ficam meio assim, mas eu sou franca. Eu pergunto outro dia: para que sindicato dos artistas aqui no Rio Grande do Sul? Não tem um empresário que contrate um artista, não tem um artista trabalhando contratado. Sindicato para registrar? Tu vais registrar, vai ao Ministério do Trabalho, eles registram...o artista aqui é uma eterna luta, uma luta para sobreviver, tem sempre que fazer outras coisas, não pode viver da arte." Pois é, e ainda diz mais "sim, nós temos atores, autores, diretores, tem tudo aqui para fazer sucesso Eu não sei porque não dá. Quem sai daqui agrada, faz sucesso e aqui não faz. Agora, esta questão de cinema?"
Vai longe o assunto. Continuarei lendo e transmitindo um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano de 2024 e silêncios

           Mais um ano para organizar a vida com novos planos. No início deste ano comecei pedindo silêncio para todas as minhas células bar...